Sobre

As neurociências estão presentes em diversas especialidades das ciências da saúde. Na psiquiatria, neurologia, psicologia, gastroenterologia, farmácia, nutrição, biomedicina, bioquímica, fonoaudiologia, educação física, medicina veterinária, entre outras. Logo, os profissionais dessas áreas precisam de uma formação sólida em neurociências para compreender a fisiopatologia de doenças do sistema nervoso, bem como propor novas estratégias terapêuticas para superar os problemas de saúde observados na sociedade paranaense.

 

Por isso, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Neurociências busca estruturar uma rede sólida de pesquisa em neurociências no Paraná com o objetivo de fomentar a qualificação dos projetos de pesquisa realizados em programas de pós-graduação do Estado. O NAPI ainda atua para promover a organização, integração e coordenação de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em neurociências nas universidades paranaenses.

 

Para que as ações acima sejam colocadas em prática, são utilizados três laboratórios multiusuários. Esses espaços estão localizados na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio da estrutura oferecida pelo Arranjo, estudantes de mestrado e doutorado de instituições paranaenses vêm recebendo treinamento e realizando experimentos, usando as mais modernas técnicas que revolucionam a neurociência. 

 

As atividades do NAPI também se propõem a identificar trabalhos de interação com a comunidade e de comunicação pública da ciência, para que sejam articuladas em rede, visando aumentar sua visibilidade e impacto na área das neurociências.