A identidade visual do NAPI Neurociências possui uma linguagem visual clara e direta, buscando associar a neurociência, a inovação, tecnologia, o estado do Paraná, de maneira integrada e acessível.
Desenvolvido por Lucas Higashi, com colaborações de Maria Eduarda de Souza Oliveira e Débora de Mello Sant’Ana.
Remetendo a forma da letra N, se encontra na logo representando tanto o NAPI quanto à neurociência.
Simbolizando a araucária, árvore marcante da região Sul (especialmente no Paraná) e enfatizando a rede de pesquisa que pretende se formar no estado por meio do NAPI.
Também remete ao neurônio, célula específica do sistema nervoso e fundamental na neurociência.
Representando a letra C, remete à ciência e conexão, também representando outras formas de conexão entre neurônios, fugindo das linhas retas da logo.
O cubo é utilizado como forma principal da logotipo, por estar associado ao moderno, à tecnologia e à inovação.
A logotipo também é composta pelas conexões entre os círculos, as quais são representantes dos neurônios, mas também das pessoas que participam do projeto, incluindo as instituições.
A paleta de cores é composta por tons de azul e cinza. Primeiramente, o azul é muito associado a confiança, uma cor muito utilizada no meio científico e suas variações em tonalidades são referentes as variações em atuação dentro da neurociência. O cinza entra na paleta para dar sobriedade e enfatizar os tons de azul, cinza por ser uma cor neutra remete à seriedade e a tecnologia.
TIPOGRAFIA
Jost (font family)
By Google Fonts
Tipografia San Serifada, moderna e simples, comunicando de maneira clara e com boa leitura em resoluções menores, principalmente no ambiente digital. Dialoga diretamente com o símbolo da logotipo por ter uma linguagem visual mais geométrica e ter arestas e ângulos bem demarcados.