Equipe

Coordenação

Claudio
da Cunha

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também realizou pós-doutorados, incluindo um na University of Memphis (EUA) e outro na University of California, Irvine (EUA). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal do Paraná, onde concentra sua pesquisa na compreensão do sistema neural  conhecido como “núcleos da base” e como ele aprende a selecionar ações relacionadas à recompensa ou aversão. Minhas contribuições científicas incluem a validação do modelo de indução à Parkinson por MPTP e o modelo do “mosaico de espelhos quebrados,” que descreve como neurônios no corpo estriado codificam ações motoras direcionadas a objetos. Essas pesquisas são fundamentais para entender a seleção de ações em situações normais e em condições patológicas, como Parkinson, Huntington, TDAH, dependência de drogas, esquizofrenia e TOC.

Rúbia Maria Monteiro
Weffort de Oliveira

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Pós-doutorado no Instituto Max Planck, Gottingen, Alemanha. É professora associada da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Tem experiência na área de Farmacologia, e coordena o laboratório de Farmacologia do Sistema Nervoso Central, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos animais de depressão e isquemia cerebral; técnicas de biologia molecular (imunohistoquímica); estudo da atividade central de produtos naturais; estudo dos mecanismos neuroprotetores do canabidiol e inibidores das fosfodiesterases em processos neurodegenerativos

Eduardo José
de Almeida Araújo

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Biólogo e Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de Goiás, Doutor em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Maringá e Pós-doutor em Neurogastroenterologia pela Queen Mary University of London (Reino Unido). Professor Associado no Departamento de Histologia da Universidade Estadual de Londrina. Docente em dois Programas de Pós-graduação: Patologia Experimental (nota 7 na CAPES) e Ciências da Saúde (nota 5 na CAPES). Diretor de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL. Foi bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária (FAP/Paraná) por dois períodos: 2013-2015 e 2018-2020 e é atualmente bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (PQ2).

Bolsistas

José
Pochapski

Possui doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de Neurociências, com período no Alcohol Studies Center da University of North Carolina at Chapel Hill (EUA). Realizou pós-doutorado no Behavioral Neuroscience, Experimental and Biological Psychology Center da Philipps-Universität Marburg (Alemanha). É mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na área de Fisiologia e Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central e Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste). Possuo experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia e Neurofisiologia.

Cristiano
Bacarin

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM, trabalhando na área de neuropsicofarmacologia com a linha de pesquisa em isquemia cerebral e neuroproteção. Em 2018, concluiu o estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Experimental da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área do sistema nervoso entérico com a linha de pesquisa em matriz extracelular e rede perineuronal. Atualmente, é docente no Departamento de Farmacologia e Terapêutica da UEM e pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM.

Camila Cristina
Alves Machado

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Filadélfia. Mestre e doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com dissertação e tese desenvolvidas no Laboratório de Neurogastroenterologia. Possui experiência nas áreas de patologia, imunologia, parasitologia e áreas afins. 

Comunicação

Ana Paula
Machado Velho

Pós-doutora em Arte e Tecnologia pela UNB. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP. Assessora de comunicação do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. No Napi Conexão Ciência, coordena o projeto de divulgação científica C²; editora da plataforma Paraná Faz Ciência (PrFC). Na UEM, atuou como: assessora de Comunicação e Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; assessora de Comunicação do Hospital Universitário Regional de Maringá; editora do Caderno de Extensão Sebastião (2020/2022) e do Jornal da UEM. Foi bolsista do Programa de Divulgação e Disseminação Científica do CNPq.

Maria Eduarda de
Souza Oliveira

Bacharela em Comunicação e Multimeios, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiências em diversas áreas da comunicação como: gerenciamento de mídias, produção de conteúdo e redação. Recebeu o prêmio de Revista Customizada no 28º Prêmio Expocom – Etapa Nacional, pelo desenvolvimento da Revista Spectrum. Atualmente, é bolsista técnica no Napi Neurociências, sendo integrante da equipe de comunicação.

Pesquisadores